January 25, 2012

É Um Jogo? (Carta ao Adolfo Luxúria Canibal, sobre #PL118 )

[ACTUALIZADO:] Escrevi esta carta para enviar ao Adolfo Luxúria Canibal. Infelizmente o endereço de e-mail público que ele tem não está em funcionamento, e não encontro outra forma se conseguir contactar com ele. Assim sendo, agradeço aos leitores que, se souberem como, façam chegar este meu pequeno texto ao Adolfo. Obrigado. Felizmente a Internet é minha amiga, e disseram-me como conseguir entrar em contacto. A resposta encontra-se republicada nos comentários deste artigo.


Subject: É Um Jogo?

Caro Adolfo,

O Adolfo não me conhece apesar de já nos termos cruzado, mas eu sinto conhecê-lo mais ou menos. Afinal, eu era ainda uma criança quando o primeiro LP de Mão Morta rodou pelo gira-discos lá de casa, e continuo a contar com o "Há Já Muito Tempo Que Nesta Latrina O Ar Se Tornou Irrespirável" como um dos grandes discos que tenho na minha colecção. É, aliás, da minha experiência pessoal com esse album que lhe venho aqui falar.

Quando o "Latrina" (como eu o costumo chamar) saiu, era eu um estudante do ensino secundário, mas não foi com o CD que comprei que eu vivi o album. Como qualquer jovem da altura, a minha vida naquela altura não era "na sala de casa", onde estava a aparelhagem com leitor de CDs: era na rua ou no quarto. Não foi por isso que o album deixou de me acompanhar: munido com uma moeda de 100 escudos, da qual tive direito a troco, comprei uma cassette audio virgem e gravei o album para a Cassette. Findo o ritual, a referida cassette passeou comigo, do quarto para o walkman e do walkman para o quarto, enquanto eu decorava e cantava, cada frase do album, cada som, cada ritmo. Um ano mais tarde mudei de cidade e fui para a faculdade: a cassette comigo, o CD ficou na prateleira. Afinal as primeiras palavras do album são "Music Is Free", e - desenquadrando essas três palavras do seu contexto - eu era livre com a música que ali tinha, livre de poder andar pelas ruas enquanto a ouvia, livre do "sector dos lazeres" e do "mercado do entretenimento", e "infiltrava-me noutros sectores da nossa democracia" com auriculares nos ouvidos. Não me vou alongar muito mais, mas posso-lhe dizer com toda a verdade que o CD continua na minha terra natal, mas a cassette, essa, já "gasta" de tanto ouvida, tem o nome das músicas "em branco", onde antes se via tinta azul de uma caneta BIC, e é a cassette que ainda rola, por vezes, na minha actual casa, mais de uma década depois.

Hoje dizem-me que, ao ter assim apreciado a vossa arte, vos causei um prejuízo. Dizem-me também que da próxima vez que comprar um computador, e outra vez quando comprar um disco rígido, e outra vez quando comprar um telemóvel, e outra vez quando comprar um cartão de memória para a minha máquina fotográfica, terei de lhe pagar uma taxa, um valor que tenho de pagar caso contrário o Adolfo sofrerá "graves prejuízos", e que tenho de pagar essa taxa porque há a possibilidade de, eventualmente, um dia quando estiver a visitar a casa onde cresci me lembre de pegar no CD e fazer uma cópia dele para o computador, para o telemóvel, para o disco externo ou - imagine-se! - para o cartão da minha máquina fotográfica. Pode acontecer que eu eventualmente queira fazer uma ou mais do que uma dessas coisas, e aproveitar isso para voltar a ouvir com regularidade esse disco, e eventualmente voltar a interessar-me pela sua arte ao ponto de conprar outro disco de Mão Morta. Dizem que é um risco, e que "pelo sim pelo não" tenho de pagar. Quem me diz isto? Quem é que diz que o Adolfo vai sofrer "graves prejuízos" se eu não tiver de pagar mais (nalguns casos muito mais) pela tecnologia que compro? É o próprio Adolfo, segundo diz o sítio web da Sociedade Portuguesa de Autores.

Hoje em dia eu também sou autor - e músico. Talvez o Adolfo tenha sido um pouco uma influência para que isso tenha acontecido. Mas eu - autor, músico - não me sinto prejudicado cada vez que alguém compra um telemóvel e não me dá dinheiro por isso. Não entendo porque é que terei de gastar mais dinheiro com tecnologia - incluindo a que uso para fazer música - em vez de poder usar esse dinheiro para, por exemplo, sustentar o meu "vício" de coleccionador de música. Mas o Adolfo deixa bem claro com a sua assinatura: o Adolfo sofre "graves prejuízos". Eu até penso ter entendido bem algumas coisas que o Adolfo diz, por exemplo quando fala n'"As Tetas Da Alienação". Mas não consigo entender como é que o Adolfo será "gravemente prejudicado" com a não aprovação de um Projecto de Lei que eu sinto ser injusto. Tão injusto que, pela primeira vez, me dirijo a si, para lhe fazer uma pergunta:

Pode, por favor, explicar-me de que forma é que o Adolfo é "gravemente prejudicado" por eu não pagar uma taxa extra cada vez que compro tecnologia? Pode, por favor, explicar-me de que forma é que o prejudiquei quando usufrui o seu album "Latrina", gravando-o para cassette para o ouvir e ouvir e ouvir, e espalhei aos quatro ventos "vocês têm de comprar este album!"?

Sentindo verdadeiramente que isto "É Um Jogo", mas ainda assim na esperança de receber uma resposta a este meu e-mail,
Com os mais respeitosos cumprimentos,
--
Marcos Marado

20 comments:

  1. Clap, Clap, Clap!

    ReplyDelete
  2. E vais com sorte por não te dizerem que lhe causaste "graves prejuízos" por teres ouvido o álbum tantas vezes e só teres pago uma vez. Se fosse possível, até nos taxavam de cada vez q carregamos no Play!

    ReplyDelete
  3. Eu conheci mao morta gracas a uma mix tape copiada algumas 30vezes... e gracas a radioda escola (pav) que passava essas merdas subversivas nos intervalos a revelia do concelho directivo

    ReplyDelete
  4. Approved! Será que ainda há volta a dar a esta situação?

    ReplyDelete
    Replies
    1. This comment has been removed by the author.

      Delete
    2. Sagito: Existe um Grupo de Trabalho sobre a PL118, que já reuniu duas vezes e irá reunir ainda mais três. (Ver em http://www.parlamento.pt/Sites/COM/XIILEG/8CECC/GTRJCP/Paginas/default.aspx ). Em três dessas cinco reuniões (uma delas ocorrida ontem) são feitas audições a entidades que tenham algo a dizer quanto ao Projecto Lei. Ao mesmo tempo, os Grupos Parlamentares também estão a ter reuniões com os interessados. Findo o período do Grupo de Trabalho (dia 20 de Fevereiro), a Comissão da Cultura produzirá, suponho, uma versão revista do texto, que irá, nessa altura, a votos na Assembleia da República, onde será aprovado ou rejeitado na generalidade.

      Ou seja: sim, ainda há volta a dar a esta situação. Mas é necessário fazer a nossa opinião ser ouvida. Podemos fazê-lo, por exemplo, tentando perceber qual é a verdadeira preocupação dos autores que dizem ser a favor deste Projecto Lei - e saber se eles o são realmente. Ficarei desiludido com muitos, incluindo o ALC, se assim for.

      Delete
  5. Gravei o "Mutantes S.21". Comprei os 5 álbuns seguintes quando saíram.

    ReplyDelete
  6. Fiz um re-post disto na pagina de Facebook contra este projecto de lei.
    http://www.facebook.com/Contra.PL118

    ReplyDelete
  7. O Adolfo respondeu a esta carta, aqui. Visto que a resposta é pública, não me parece errado republicá-la. Pediram-me que o fizesse visto que, apesar da resposta ser pública, obriga à subscrição do grupo no Yahoo!... Aqui vai, tal e qual a recebi:

    Subject: Re: [mao-morta] É Um Jogo? (Carta ao Adolfo Luxúria Canibal, sobre #PL118 )
    From: Joana Saramago
    To: mao-morta@yahoogroups.com
    Date: Today 22:11:02

    Olá Marcos,

    Fiz chegar o teu email ao Adolfo e a resposta é a que copio em baixo.

    "(...) Mas já que trazes ao meu conhecimento esta carta, eu dou-lhe uma resposta sucinta, que podes fazer chegar ao interessado.

    Beijos,
    Adolfo


    Caro Marcos,

    Respondendo directamente à sua pergunta, digo-lhe que em nada me prejudicou por ter feito uma cópia do Latrina em K7 para o ouvir até à exaustão. Antes pelo contrário, saber disso enche-me de orgulho e de satisfação.

    Mas isso foi possível, juridicamente falando, porque em Portugal - como na maioria dos países europeus - existe a chamada "excepção da cópia para uso privado" que permite que uma pessoa copie uma obra protegida para lhe dar o uso que bem entender dentro do seu ciclo familiar e de amigos.

    Há outros países, nomeadamente os Estados Unidos e o Reino Unido, onde, mais uma vez juridicamente falando, isso não é possível - a feitura de qualquer cópia de uma obra protegida é sempre interdita, ainda que para uso exclusivo do próprio e ainda que detentor de um original da obra copiada.

    Os países que no seu ordenamento jurídico permitem a "excepção da cópia para uso privado" estabeleceram um mecanismo de compensação para essa permissão - compensação pelos rendimentos não gerados pela utilização de uma obra protegida que essa cópia vai ocasionar -, que é a afectação de uma diminuta percentagem do preço dos aparelhos e suportes que permitem a cópia aos proprietários da obra protegida. No caso, essa compensação estava incluída no preço da K7 virgem e no preço do gravador que permitia a cópia.

    A legislação portuguesa inclui essa percentagem no preço dos suportes analógicos (como a tal K7) e nos aparelhos clássicos de reprodução (como o tal gravador), mas está completamente desactualizada face aos novos meios e suportes da era digital. É um dos raros países onde essa actualização não foi feita. E é apenas essa actualização que está em causa na discussão sobre a nova lei da cópia privada.

    Ora a mim parece-me mais correcto continuar a permitir a cópia para uso privado do que proibi-la. É aliás nesse pressuposto que sempre tenho defendido a legalidade do download, por exemplo, nos países que permitem a cópia para uso privado.

    Claro que podemos sempre pôr em causa o direito dos autores em seres remunerados pela utilização da sua obra, como podemos pôr em causa qualquer outro direito de propriedade ou mesmo o próprio conceito de autoria - mas isso é outro assunto e outra discussão!

    Com os meus cumprimentos,
    Adolfo Morais de Macedo"



    Beijinhos,
    jo

    ReplyDelete
  8. Caro Adolfo, depois dessa resposta, saiba que se o #PL118 for aprovado, de mim passa a só levar com o seu quinhão da taxa.

    Álbuns e concertos... acabou. Kaput. Não vê nem mais um ₵.

    ReplyDelete
  9. Gostava de poder responder lá no grupo, mas não me vou inscrever só para isso.

    Em 1º lugar aparelhos de cópia, salvo erro, nunca foram taxados.

    Em 2º lugar, com a compensação dos autores através de uma "diminuta percentagem" no preço das K7, CD e DVD, também eu concordo. Defendi-o em 2004. Acontece que a "diminuta percentagem" já vai, no caso de uma caixa de DVD+R (de boa marca e numa loja careira), em 25%. E é este tipo de "diminuta percentagem", e até superiores, que querem agora aplicar a "suportes" que podem ser, e são maioritariamente, usados para outros fins que não a cópia privada autorizada por lei (nomeadamente discos rígidos e cartões de memória).

    Troquei algumas impressões com o ALC (e com o Miguel Guedes) no "Direitos contra Direitos" cá no Porto, e não me parece q o ALC esteja bem ciente dos contornos da proposta q está em cima da mesa. O que a PL118 faz é ampliar as taxas sem ampliar correspondentemente o que a lei autoriza copiar (como os tais "downloads"). A PL118 "actualiza" as taxas para a era digital, mas sem actualizar os contornos da Cópia Privada. Não foi isso que vi o ALC defender naquele debate...

    ReplyDelete
  10. Porque é que várias pessoas dizem "se a lei for aprovada"? Acho que bastam as intenções dos artistas/autores para reagir de algum modo (deixando de comprar a música, ir a concertos, etc.). Se alguém me quiser espancar, não está tudo bem só porque não consegue consumar essas intenções.

    ReplyDelete
  11. A resposta do Adolfo é de facto confrangedora. Para quem fez uma carreira assente em palavras de insurgencia e subversao é demasiado evidente que agora alinha por outra por outra bitola e afina por outro diapasao.

    Farewell and thanks for all the cheese.

    ReplyDelete
  12. E o que me dizem disto?

    "Adolfo Morais de Macedo, conhecido artisticamente como Adolfo Luxúria Canibal, vocalista dos Mão Morta, explicou à agência Lusa que subscreveu o abaixo-assinado da SPA «há cerca de dois anos, para pedir que fosse actualizada a lei sobre a cópia privada».

    «O projecto de lei [do PS] exactamente não o conheço», disse."

    http://bit.ly/xowcP4

    ReplyDelete
  13. Não me faz diferença, eu não sou só contra o PL em particular, mas sim da permissão de que quando há uma cópia privada há um prejuízo económico para o autor. Mais sobre isso na resposta que envido ao Adolfo (no grupo Yahoo!).

    ReplyDelete
  14. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  15. Acho que de qualquer modo é uma proposta que em breve se tornará desactualizada, quando o acesso ao conteúdo (qualquer que ele seja) substituir a posse de um qualquer suporte físico que o contenha (a la Spotify e outros serviços que certamente serão desenvolvidos). O evoluir do consumo dos conteúdos continua a dar voltas de avanço à legislação que o pretende regular...

    ReplyDelete